sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Campanha SOS Cagarro.

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar desenvolve anualmente, nos meses de Outubro e Novembro, a Campanha visando essencialmente alertar a população açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores.
A Campanha decorre nos Açores desde 1995, e tem como principal objectivo envolver as pessoas e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e na sua proximidade. Alguns dos Cagarros juvenis salvos nos Açores há mais de 7 anos já regressaram ao nosso arquipélago para acasalar e ter as suas crias.
Visando a sensibilização para os cuidados mais adequados a ter em situações de encadeamento e atropelamento nas estradas de cagarros jovens esta Secretaria desenvolve várias actividades de sensibilização ambiental juntos das escolas desta Região, acções estas a cargo da Rede Regional das Ecotecas.
Os Serviços de Ambiente realizam sessões de esclarecimento formais e/ou contactos informais junto de potenciais parceiros (entidades governamentais e não governamentais) nas 9 ilhas.
Nestas sessões/acções são fornecidas informações relativas aos procedimentos correctos de salvamento (através do fornecimento do Folheto “Guia de conduta….”), solicitando-se a estes parceiros que sejam também eles veículos de informação divulgando esses mesmos procedimentos junto da população em geral.

Porque é tão importante participar na conservação dos Cagarros dos Açores?São várias as ameaças à conservação desta espécie:
- a destruição do habitat de nidificação, através da introdução de plantas e animais exóticos, do crescimento urbano e da rede de estradas litorais;
- a captura e morte de adultos e crias para obtenção de isco, para alimentação ou por vandalismo;
- a elevada mortalidade, na época do Outono, associada ao atropelamento e colisão de cagarros juvenis em estradas e localidades.
Apesar dos Açores possuírem a maior população mundial da subespécie Calonectris diomedea borealis, a população europeia de cagarros encontra-se em estado de conservação desfavorável e tem vindo a decrescer nas últimas décadas.
Durante os meses de Outubro e Novembro, os cagarros juvenis saem do ninho pela primeira vez, em direcção ao mar, que os levará para Sul no Atlântico, numa grande viagem de centenas de quilómetros. Atraídos pelas luzes artificiais dos automóveis, das habitações e das estradas, sobretudo em noites escuras, os cagarros ficam encandeados e podem ser atropelados pelos carros. Por isso, os Cagarros precisam da sua ajuda.

O que fazer ?Quando circular à noite, em estradas junto à costa, conduza com precaução, e sempre que encontrar um cagarro na estrada proceda da seguinte forma:
1. Aproxime-se lentamente do Cagarro, usando luvas;
2. Com calma e segurança cubra o corpo do Cagarro com um casaco, uma manta ou uma toalha;
3. Sem o magoar, segure o Cagarro pelo pescoço e pela cauda, por forma a envolver todo o seu corpo;
4. Coloque-o numa caixa de cartão, com cuidado;
5. Mantenha-o na caixa durante a noite, em local tranquilo e escuro;
6. Liberte o Cagarro na manhã seguinte, junto ao mar, pousando-o com cuidado no chão. Não se preocupe se a ave levar algum tempo a reagir e a voar para o mar, pois ela continuará a sua viagem quando se sentir preparada.
Caso não seja possível transportar e manter o cagarro numa caixa de cartão, liberte-o nessa mesma noite, numa zona junto à costa, com reduzida iluminação artificial. Actue apenas quando souber exactamente como proceder.
Se, por qualquer motivo, tiver dificuldades em executar o salvamento, contacte os Vigilantes da Natureza da sua ilha através dos números: Corvo – 917 372 648, Faial – 918 625 891, Flores – 912 177 536, Graciosa – 914 536 861 / 295 732 457, Pico – 912 177 526, Santa Maria – 916 467 707, S. Jorge – 912 177 118, S. Miguel – 912 230 612 / 912 177 113 / 912 177 102, Terceira – 919 367 428 / 912 177 524.

Actividades principais a desenvolver durante Outubro e Novembro:
Brigadas nocturnas: Baía da Praia Formosa, Baía de São Lourenço, Maia, Aeroporto e Cais de Vila do Porto.
Entrega de de cagarros recolhidos por populares:Recolha e libertação de cagarros - Vigilante da Natureza (916467707), Serviços de Ambiente de Santa Maria, Professor José Melo (Amigos dos Açores e CADEP-CN) - 296 883188 / 967201078,
Escola de S.Pedro (Prof. José Melo - Telef. 296884210); Escola Sol Nascente - Santa Bárbara (Educador João - CADEP-CN), Escuteiros de Santa Bárbara, Aeroporto Serviços de Ambiente e Ecoteca de Santa Maria.
Outras acções:Exposição itinerante “Este ano salve um Cagarro”, a iniciar no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, em Vila do Porto no dia 01 de Outubro.Envolvimento de associados, escuteiros, escolas, voluntários e outras entidades.