sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Levar ou não a vacina da Gripe "A" ?

Não sei até que ponto deverá ser levado em linha de conta o alerta da Agência de Protecção de Saúde do Governo Britânico, que revela a possibilidade da vacina contra a gripe A poder provocar uma doença neurológica grave. A síndrome Guillain-Barré, que causa paralisia, insuficiência respiratória e pode levar à morte.
Esta revelação, a quando da sua divulgação em Setembro passado, não mereceu grande preocupação por parte das entidades de saúde nacionais no entanto,
com a chegada a portugal das primeiras 54 mil vacinas e com a aproximação da campanha de vacinação (1ª Fase) que tem início no dia 26 de Outubro, o assunto volta a estar na ordem do dia principalmente devido ao facto de haver pessoas pertencentes aos grupos de risco que equacionam não levar a vacina.
Por não ser um especialista na matéria, longe disso, não vou tecer qualquer comentário relativamente a quem se vê agora confrontado com este dilema. Vou sim, apelar a quem de direito que, antes da administração da vacina, se tente reunir o máximo de informação (científica de preferência) possível de modo a esclarecer a população.