quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Olha?!?! Santa Maria existe


"Estávamos nós muito descansados, sem sobressaltos, com a nossa falta de asseio e estradas esburacadas, que não a “invasão” da Ilha principalmente por micaelenses que na maioria cá vieram quase de “borla” para a Maré d’Agosto, muitos deles para deixar lixo e ensaiar desacatos, quando, ainda sem que a campanha tenha começado oficialmente, o Presidente já se começou a esfalfar com reuniões e viagens de turismo político para dizer o que por cá o governo e a autarquia têm feito de “bom” para os marienses e o que vão acabar de fazer até Setembro, e se calhar, como sempre, mais nada que agrade aos habitantes em geral. Com 30 milhões de euros de parte, tal como o Partido “irmão”, para quando a campanha começar, só um bom adivinho saberá o que a coisa vai ser contra a perda de votos do passado, em que Santa Maria acabou por roer a corda: pum, surpresa! Lá se foi a hegemonia PS.
Mas o que anda César a dizer antecipadamente? Que a ANA vai transferir para o domínio regional os terrenos afectos ao Aeroporto? A Ana vai… curioso não é? Tanto mais que, tirando o Aeroporto com as áreas de protecção e áreas que reteve desde a Guerra onde tem uma ou outra estrutura, fica-se a pensar no resto das áreas que a autarquia e o governo há muito deveriam ter reclamado, tanto mais que César diz que esta “entrega” vai permitir a reabilitação ambiental, urbanística e viária (será que algum dia vamos ver, por exemplo, os frondosos jardins dos americanos/ANA que existiam há meio século? As árvores e caminhos, pelo menos, estão lá). Para já não falar do lixo nos matagais e não só, quem não tem presente o inconcebível estado das estradas na posse da ANA? Cá estaremos para ver como a coisa será planeada, se é que não o foi já e sobretudo quem vai pagar as despesas. Ou vai considerar-se a devolução como uma “oferta”?
Que vai acabar com a falta de água nas freguesias, coisa que se sabe há dezenas e dezenas de anos ser uma possibilidade e nunca ninguém se preocupou em resolver de vez? Que o furo, manifestamente insuficiente, que fizeram há meses não passou de furo? Não é uma dor d’alma ver, dia após dia, os agricultores e bombeiros a colherem água da rede de distribuição da… ANA? Resta também saber quem financiará a substituição das tubagens, velhas de meio século, a romper aqui e acolá à medida que o material que então se usava para as construir está em vias de apodrecer totalmente.
Que vão gastar milhões na requalificação da Baía de São Lourenço em São Brás, local emblemático, de fruição e lazer, como disse o Presidente, quando a freguesia mais próxima fica a pelo menos uma dúzia de quilómetros; emblemático, porquê? De reduzidas dimensões onde umas dúzias de abastados têm casas de veraneio e a população em geral não lhe chega. Até seria interessante saber de onde veio esta do emblemático para gastar uns milhões como com outras obras que não saíram bem ou vão transformar locais ancestrais e o Centro Histórico numa Avenida da Liberdade, donde as casas pombalinas têm vindo a desaparecer.
E a lixeira, que valeu também mais uma viagem de turismo político: para Setembro também? É absolutamente ridículo ter ecopontos por toda a ilha e saber que depois do esforço de separar vai lá parar tudo sem qualquer acção senão a de transformar os resíduos num monte de lixo e de desperdícios de toda a ordem; de animais até, como o gado que morreu por falta de água.
Que vão gastar mais milhões numa Pousada de Juventude no Centro Histórico, com mais “cubismo” pois então, como manda a sensibilidade dos desenhistas governamentais, por entre edifícios históricos, só com a certeza de que é praticamente para ser utilizada na Maré de Agosto, durante não mais que uma semana e se realiza também a muitos quilómetros do Centro Histórico.
Já agora, porque haverá também uma nova Biblioteca no Centro Histórico, quando não se sabe e também com os seus toques cubistas a desfeitear o conjunto arquitectónico, convinha ir pensando no que lhe vão pôr dentro além dos livros, já que o Museu de Santa Maria não reúne as necessárias condições e se apresenta com uma incrível pobreza. Haverá alguém interessado em localizar e reaver o espólio de peças valiosas que, desde há séculos, têm desaparecido de Santa Maria? É que um missal e um cálice com muitas centenas de anos abandonaram as igrejas sem que se soubesse para onde, assim como uma liteira com que se transportava os doentes ao hospital, entre tantas outras preciosidades, tal como algumas que se sabe residirem em São Miguel, para onde foram aquando do encerramento do Convento de São Francisco (onde mora a Câmara e está desesperadamente necessitado de restauro – oxalá não o venham a fazer como aconteceu com a Matriz, que ficou com pouco do original antigo no interior quando a “requalificaram”, como agora se diz.
Para terminar, nesta sequência de mostras de projectos e de intenções pré-campanha, será que alguém se lembrou que é de restaurar o cinema e casa de espectáculos que encerrou de velho? Dava jeito. Esperemos que seja mesmo um restauro. É que construções daquelas, tal como a velha Torre de Controlo do Aeroporto e respectivo Centro Operacional (que bem podiam transformar-se em museu aeronáutico e até há material suficiente para expor) já não existem em quase todo o Mundo. Mas são da ANA, não é?"
Por Borges Ferreira na rúbrica "Diga Leitor" do Jornal Açoriano Oriental de 02 de Setembro de 2009