terça-feira, 8 de setembro de 2009

A NOVA BIBLIOTECA DE SANTA MARIA (brevemente)


Está para breve a inauguração da nova Biblioteca de Santa Maria. Não há dúvida que é uma grande obra, com um enquadramento magnífico para a ribeira. Pode ser uma de muitas obras que poderão dar vida àquela parte da nossa vila.
Muitos certamente questionarão as opções arquitectónicas, sobretudo a cor, mas a verdade é que a a estrutura e si é uma digna casa dos livros que, há muito, pediam para sair do antigo convento.
Resta saber é como a Biblioteca vai ser gerida, uma vez que não se trata apenas de um edifício para guardar livros. Desde a figura do director, até à da animadora, todos devem saber o que estão a fazer, integrados num projecto dinamizador de todas as valências. Normalmente uma Biblioteca Municipal é o pólo impulsionador das actividades culturais, fazendo a ponte entre o município e as escolas, por exemplo. A cultura não é coisa que exista de forma natural, cultiva-se e depois de disseminada é um instrumento de conhecimento.
Toda a gente sabe que a actual Biblioteca é o "ATL" da Vila... embora não fosse nada interessante ter os miúdos a fazer barulho numa sala de silêncio, a verdade é que eles dão vida ao espaço. Oxalá elas continuem a encontrar na Biblioteca um porto seguro e cresçam no meio dos livros.
A Câmara Municipal está de parabéns, resta ver se a inauguração se fará das paredes de um edifício ou de uma biblioteca pronta a receber leitores, é que estamos em período eleitoral e convém ser coerente.