segunda-feira, 20 de julho de 2009

E a nossa história?


Acho não ser passível de discussão que tudo o que diz respeito à história da Ilha de Santa Maria deve merecer por parte das entidades competentes um estudo aprofundado de modo a que seja possível dar a conhecer a todos os marienses (e não só), factos de extrema relevância sucedidos no passado.
Neste sentido, e no que toca em particular à construção do nosso Aeroporto, não posso deixar de lamentar que a iniciativa e trabalho de investigação levada a cabo por um cidadão mariense, tenha caído em saco roto.
Este esforço, penso eu que inglório, dado o aparente desinteresse do poder institucional local, deu-se no sentido de reunir algum do espólio pertencente ao Sr. Pedro Brito e Cunha, pessoa que integrou os trabalhos da construção do Aeroporto em 1944 e do qual constam, entre outros, uns desenhos a carvão, elaborados pelo próprio e que retratam momentos únicos da história desta ilha.
A intenção (que apesar de tudo ainda se mantém) de organizar uma exposição com estes desenhos, documentação escrita ou fotográfica, seria assim, também, uma forma simples de homenagear o Sr. Pedro Brito e Cunha. Penso que vale a pena reconsiderar e unir esforços para levar a bom porto esta inicitiva.