quarta-feira, 8 de julho de 2009

De 9 a 20......

A falta de emprego e o gosto pela área da restauração, nomeadamente a profissionalização na vertente de bar e mesa, foram motivos mais do que suficientes para que em 2005, Fernando Braga, um de muitos marienses que tiveram que deixar a sua terra natal em busca de novas oportunidades, tenha optado por rumar até à ilha de São Miguel para ingressar num curso de formação profissional na Escola Profissional das Capelas. Durante os três anos que frequentou aquele estabelecimento de ensino, Fernando Braga viu o seu nome constar do Quadro de Honra por seis ocasiões – isto em função das notas obtidas - tendo terminado o curso com uma média de 18 valores.
Actualmente, acumula as funções de Formador de Serviços de Restaurante e Bar na Escola Profissional de Capelas com as de chefe de Mesa/Bar no Hotel Vale do Navio.
Mas não se julgue que até garantir a estabilidade profissional, foi tudo um “mar de rosas” para este mariense de 26 anos. É que no seu currículo, para além dos estágios realizados em unidades hoteleiras de excelência como são os Hotéis Avenida (2006), Terra Nostra (2007) ou o Reid's Palace Hotel (2008), aos quais foram atribuídas as notas de 20, 19 e 18 valores respectivamente, consta (por mais incrivél que possa parecer) ainda a surpreendente nota negativa de 9 valores, atribuída pelo “nosso” Hotel Colombo. Refira-se que o estágio no Bar “Mercator” do Hotel Avenida onde obteve 20 valores surgiu no sentido de ver reposta a verdade quanto às suas qualidades profissionais.
Questionado sobre um eventual regresso à ilha de Santa Maria, Fernando Braga não excluí essa hipótese e até vai mais longe ao afirmar que mediante um investimento no sector da formação profissional, seria interessante criar condições na ilha para que jovens (e não só) como ele, pudessem especializar-se em várias vertentes do sector da restauração.