segunda-feira, 4 de maio de 2009

Chuva.... Nem vê-la.. !!

Em Santa Maria, já não se verificava tão grande falta de água há pelo menos 30 anos. Em relação á população, esta torneia a situação com algumas alternativas mas no que diz respeito ao gado a situação já começa a ter contornos de alguma gravidade, pois os proprietários não conseguiram guardar comida (enfardar erva) para o Verão. Isto porque a falta de chuva originou que a erva não abundasse.
Desta forma, as alternativas neste sector são muito poucas, uma delas foi o reforço da exportação de gado vivo para o Continente. Normalmente, a média de contentores com gado não ultrapassa a dezena mas com tão grave situação e sem comida para lhes dar, no passado dia 01 de Maio, os proprietários enviaram cerca de 400 cabeças de gado num total de 27 contentores de gado vivo. Pois enquanto o peso dos animais ainda é relativamente razoável, o gado é vendável. Depois, com o acentuar da falta de alimento, o peso á cabeça desce drasticamente o melhor mesmo é vender antes que comece a dar prejuízo.
Os produtores marienses aguardam ainda outra alternativa proposta pela associação agrícola mariense, que será uma segunda compra de alimento no continente ou mesmo no estrangeiro, salvaguardando assim possíveis mortes de animais por falta de alimento.
Desde Novembro que a chuva não abunda em Santa Maria. A falta de água nas torneiras das casas dos marienses ainda não é um facto consumado mas todos os dias se ouvem alguns lamentos por parte dos marienses relativamente à acentuada perca de pressão nas tubagens. Certo é que a Câmara Municipal de Vila do Porto está a usar água proveniente da empresa Ana SA. Pois os recursos da autarquia já escasseiam.
Entretanto já se encontra na Ilha de Santa Maria maquinaria para proceder à abertura de mais furos de captação de água.
Foto: Direitos Reservados