quinta-feira, 12 de março de 2009

Para quando uma Creche?

Nos dias de hoje e chegada a altura em que, provavelmente devido ao horário laboral, não há disponibilidade para tomar conta dos filhos, são cada vez mais os casais que os colocam nas EB´s Jardins-de-Infância da ilha. Uma opção que em minha opinião está longe de ser a ideal.
Em Santa Maria, porque a creche existente não dá para as encomendas, penso que seria extremamente importante haver um investimento no sentido de criar um novo espaço para crianças com menos de 3/4 anos de idade. Um local que forneça um meio favorável, a nível de instalações e pessoal docente especializado, que permita apoiar a criança e a família nas suas necessidades/interesses e que factores como a segurança, higiene, qualidade, adequação e a variedade da alimentação, programas de desenvolvimento pedagógico e os meios infraestruturais para o conforto e bem estar das crianças, não sejam esquecidos.
A primeira etapa da educação básica da crianças - complementar à acção educativa familiar - são os primeiros anos de vida e como tal, os pais devem dedicar-lhe especial atenção.
É certo que os locais alternativos, que passam, por deixar os filhos em casas de particulares que realizam serviços de babysitting, tem sido uma alternativa viavél mas porque mais vale prevenir do que remediar, é imperioso não confundir EXPERIÊNCIA com FORMAÇÃO.