sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ponte da Canada do Campo.






Há muitos anos, que os habitantes da Canada do Campo, principalmente os que vivem no lado oeste, esperavam que se concretizassem as obras de requalificação da ponte que atravessa a ribeira do Sancho. Os mais antigos dizem que á cerca de 28 anos existia já uma verba de mil contos para esta obra. Certo é que sempre se chegou ao dia. A Junta de Freguesia pôs mãos há obra, e dita ponte está com outra cara.
Mas o que a nós moradores nos chamou a atenção desde início, foi formarem-se 4 pilares por dentro da estrutura antiga. Mais duas vigas, uma de um lado, outra doutro a reforçarem os pilares estrangulando assim, em muito, o caudal.
Chamamos a atenção a quem de direito, que por sua vez, fez chegar a informação a quem tinha a responsabilidade do projecto.
Porém, a obra prosseguiu como inicialmente prevista e a explicação que nos foi avançada resume-se ao facto da ponte, desta forma, ficar com mais volumetria do que anteriormente. Em nosso entender e de quem também percebe minimamente de projectos, achamos efectivamente que a mesma está maior mas em cimento e não em espaço para passar água.
O que realmente se fez foi aprumar no fundo da ribeira para nascerem as vigas. Por favor não nos queiram tapar o sol com a peneira.
Se um dia acontecer o que já foi demonstrado em fotografia (a água a passar por cima da ponte) e forem causados prejuízos, a quem devemos pedir responsabilidades?
À Junta de Freguesia? Não porque fez o que devia ter feito. À Câmara Municipal? Talvez, porque elaborou o projecto. Ou quem sabe à secretaria do Ambiente por, alegadamente, ter concordado com ele?
Meus amigos, nesta pequena terra, continua a reinar alguma prepotência. Não se ouve ninguém e quando as coisas acontecem não são imputadas responsabilidades. Mas o dinheiro, esse é dos contribuintes………!!!!
Fotos/Texto: Enviado por E-Mail (Pessoa devidamente identificada)