quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Realmente é uma questão de "competências" !!

28 de Dezembro é o prazo limite de sete meses, dado pela empresa ANA, aeroportos de Portugal, SA, para continuar a assegurar o abastecimento de água a infra-estruturas desafectas do domínio público aeroportuário sob gestão da empresa, em Santa Maria.
Em carta registada com aviso de recepção, assinada pela Administração da ANA, e após 50 anos a prestar este serviço, a empresa descobriu uma Lei, com quase 10 anos de existência, para invocar que não “possui competências na instalação e gestão de abastecimento público de água ás populações”. … Segundo a empresa, as entidades que serão afectadas pelo interrompimento de abastecimento de água devem requerer a prestação deste serviço essencial junto da Câmara Municipal de Vila do Porto, a entidade legalmente competente para prestar este serviço.
Clubes recreativos e desportivos, hotel de Santa Maria, edifício NAV e respectivo parque habitacional, alguns privados e EDA EP foram as entidades notificadas.
A aplicação desta medida, para além do constrangimento inerente á falta de água que afectará dezenas de famílias e serviços, irá também pôr em risco o abastecimento público de energia eléctrica á ilha. Isto, porque segundo o que a RTP conseguiu apurar, três de seis grupos geradores da EDA, necessitam de água para funcionar. Só que na ilha, nada sem energia eléctrica funcionará. Até a mesmo a distribuição de água ao resto da população ficará comprometida já que a captação deste bem essencial é feita com o recurso a bombas de água eléctricas. A ver vamos, se a 28 de Dezembro, Santa Maria recuará cerca de 100 anos no tempo, ou se isto não passa de mais uma tentativa da empresa ANA para forçar as entidades locais e regionais a definir posições quanto ao futuro do Aeroporto de Santa Maria....
Foto: Nuno Sequeira