segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A ver vamos......

O campo de golfe de Santa Maria - segundo se pode ler na memória descritiva do projecto - ocupa um planalto com um suave declive, permeado por profundas ravinas. Estas, por sua vez, dão lugar, a Sul, a precipícios de 150 metros de altura sobre o Oceano Atlântico.
O planalto é predominantemente marcado por pastagens para o cultivo de erva e pastoreio e é cruzado por uma extensa malha de muros de pedra seca.
"A avaliação dos terrenos de Santa Maria - lê-se no mesmo documento -qualifica-os como um local que supera todas as condições necessárias para a construção de um campo de golfe". "Os elementos chave do local são as suas excepcionais e dramáticas relações com os precipícios e penhascos do Oceano Atlântico."
"O cenário é de uma excitação intensa - prosseguem - feita à medida para experiências de golfe marcantes e as apelativas imagens do campo servirão para atrair clientes internacionais."
O interior do terreno é marcado por suaves declives, por uma ravina rugosa na extremidade sudoeste e excelentes vistas para a montanha, a Norte. Um aspecto de grande interesse é a extensa rede de muros de pedra seca que empresta uma ímpar atmosfera da Escócia - a terra original do golfe.
O campo de golfe, com 18 buracos, vai dispor de um pequeno edifício com serviço de refeições, instalações sanitárias, terraço para relaxamento e repouso e abrigo. A Academia de Treino ficará localizada de modo adjacente ao Club House para maximizar a sua acessibilidade por parte de todos os visitantes. Aquela estrutura ficará delimitada por muros de pedra seca. Serão disponibilizadas várias valências, de entre as quais áreas de treino principal, de jogo curto e de jogo de bunker. O parque de estacionamento terá capacidade para 60 viaturas.
"A proposta paisagística para o campo de golfe assentará inteiramente na flora de Santa Maria, recorrendo-se a arbustos e a um mínimo de plantação de árvores na vizinhança do Club House para abrigar dos ventos e esconder as áreas de estacionamento. Toda a paisagem do campo de golfe, com árvores, arbustos e flores, será executada a partir do conselho de peritos locais conhecedores das plantas nativas", lê-se também na memória descritiva.
Club House inserido no meio ambiente
O edifício destinado ao Club House fica localizado à entrada do campo de golfe. O imóvel terá uma área de construção de aproximadamente 1.300 m2 e desenvolve-se basicamente num piso térreo, remetendo-se para uma cave, de menor área, algumas dependências. "Dada a dimensão e funcionalidade próprias da edificação - informa a memória descritiva - propõe-se para caracterização arquitectónica uma linguagem de assumida contemporaneidade e singeleza, evitando a recorrência, neste caso injustificada e desajustada, a elementos da pitoresca arquitectura tradicional local. Optou-se antes por critérios ambientalistas, procurando nas formas simples, nos materiais locais, nas transparências e nos arranjos da envolvente, agarrar a paisagem e o local. O edifício surge com uma forma de paralelepípedo de cobertura plana verde, adossado a um enorme muro de pedra seca no lado da entrada e do estacionamento e aberto por fachada de vidro para o lado que abre sobre o campo e sobre a vista dominante". O edifício compreende, no rés-do-chão ou piso principal, um hall de entrada; recepção integrada em área administrativa composta por três gabinetes, sendo um deles sala de reunião; zona social composta por área de refeições, bar e "lounge" com lareira; instalações sanitárias de apoio à zona social e zona de serviço de apoio à área de refeições e bar, composta por cozinha e copa de bar.
Fonte: Expresso das Nove / Foto: Direitos Reservados