quarta-feira, 27 de agosto de 2008

4 dias, 4 noites… Milhares encheram a ilha



Aparentemente, a satisfação dos mais de 3 mil jovens que se deslocaram a Santa Maria neste terceiro fim-de-semana de Agosto, era muito semelhante ao sentimento aquando da chegada à ilha do Sol.
Em pleno cais de Vila do Porto, na passada quarta feira, um jovem questionava outro sobre o conhecimento que tinha sobre o cartaz da Maré 2008. O outro respondeu é um pormenor de pouca importância, pois é sucesso garantido mesmo sem os grandes nomes sonantes portugueses ou estrangeiros. A qualidade é certa! Esta frase de certo poderia resumir toda a vertente musical do mais velho festival de música em Portugal – a não aposta nos grupos mais badalados do momento. Após várias pesquisas, a organização optou pela qualidade da sonoridade e o mais variado possível. Este ano não foi excepção.
Assim sendo, relativamente à passagem pelos palcos, os seis países representados tiveram de facto óptimos representantes, que animaram e muito o público que nas quatro noites de festival não arredou pé até às 5 e 6 da manhã. Ouviu-se de tudo um pouco na Praia Formosa, desde Blablabla, Olivertreedance, Freshkitos, passando por Varttina, Wraygunn, Gregg Koffi Brown, Lenine, Contrabando, Dub Inc. e até aos Dj´s Nuno Di Rosso, Bioutouch, Magazino, Zé Amaral, além de The Dixie Boys, Single Again, Filipe Raposo Trio, Monte Lunai. Países como Portugal, Brasil, Cuba, França, Reino Unido e Finlândia estiveram representados no palco da Maré, sem esquecer os vários grupos de percussão marienses que abrilhantaram o início dos espectáculos. Felizmente este ano os transportes marítimos, tiveram quase próximos da perfeição, depois de alguns anos a ceifar as pretensões e ambições da organização. Cerca de 2.500 pessoas deslocaram-se de barco para Santa Maria.
A identidade da Maré ficou vincada nestes quatro dias – nem só de música vive a maré – por exposições, passeios pedestres, teatro, apresentação de livros, workshops.
E foram muitos os que aproveitaram a Maré para acampar em Santa Maria. A Câmara de Vila do Porto disponibilizou cerca de 520 tendas no Parque de Campismo local. Somando a estas de certo mais umas 200 em sítios nunca indicados para tal, como sejam terrenos de cultivo de Meloa, areal da praia, pastagens para gado, ou seja qualquer sítio é o ideal para acampar na Maré!
Fica também o registo de alguns pormenores caricatos do que é organizar um festival desta dimensão numa ilha como Santa Maria, no meio do Atlântico: a organização traz a Santa Maria cerca de 180 pessoas entre artistas e pessoal do Staff, cerca de 175 toneladas de material de palco e outros. Cerca de 6.000 litros de cerveja foram vendidos só no recinto do festival, 700 tendas foram montadas na zona da Praia Formosa, seis países estiveram representados e registou-se um de 2.700 entradas 2.700 no recinto do espectáculo.
Mesmo com alguns percalços, infelizmente típicos de uma ilha pequena, como foi o exemplo de chegarem os músicos e não chegarem os instrumentos (a situação foi rapidamente resolvida), a organização esteve novamente a um nível muito elevado.
Mesmo com alguns percalços infelizmente típicos de uma ilha pequena, como foi o exemplo de chegarem os músicos e não chegarem os instrumentos, rapidamente resolvido, a organização esteve novamente a um nível muito elevado, pormenores como sejam novo palco, embelezamento do espaço, maior organização das entradas com bilhetes personalizados, recolocação das barraquinhas de comes e bebes, até o próprio transito com acesso mais restrito para a zona envolvente praia, para 2009 espera-se novamente decerto uma festa em grande para agradar aos fieis adeptos desta realização, curiosamente o 25ºaniversário.
Texto: P.R / Fotos: Lua dos Açores