sábado, 7 de junho de 2008

S.Maria com produtora de conteúdos audiovisuais

Projecto empreendedor de Filipe Araújo tem o apoio do Festa Redonda
#
Filipe Araújo, realizador e jornalista, e o escritor João Lopes Marques vão criar uma produtora de conteúdos audiovisuais com sede em Santa Maria. Este projecto empreendedor de Filipe Araújo, que esteve recentemente na ilha no âmbito do Festival Festa Redonda, em que participa, é candidato ao apoio do Governo Regional dos Açores, através do SIDER - Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores.
O SIDER tem como objectivo promover o desenvolvimento sustentável da economia regional, através de um conjunto de medidas que visam o reforço da produtividade e competitividade das empresas.
O projecto Festa Redonda abraça, com o apoio a esta produtora, uma vertente nova, de incentivo ao empreendedorismo nas ilhas mais pequenas dos Açores, à criação de empresas e, consequentemente, de novos postos de trabalho.
Filipe Araújo é já uma figura conhecida de alguns açorianos por causa da sua participação no Festival Festa Redonda: está presente na selecção de Cinema com os filmes “C-Mail, Quando o Correio Chega Por Mar” e “Selvagens, A Última Fronteira” e na iniciativa 9 Ilhas, 9 Documentários com um projecto de documentário precisamente sobre Santa Maria. Com realização de Filipe Araújo e fotografia de Carlos Isaac, “Horizonte” encontra-se em fase de produção. Araújo esteve, de resto, recentemente em Vila do Porto, por ocasião da inauguração da etapa de Cinema do festival na ilha.
Actualmente estabelecido em Madrid, Filipe Araújo nasceu em 1977. Da sua filmografia, constam quatro curtas documentais: A Aldeia do Viagra (Portugal, 2005 - Finalista da edição de 2005 da Mostra de Vídeo de Lisboa, da Videoteca Municipal de Lisboa), C-Mail, Quando o Correio Chega Por Mar (Portugal, 2005 - Filme mais visto da edição de 2005 do Videomission, International Video Reporting Award, na Alemanha, e Primeira Menção Honrosa do IV Festival de Curtas de Oeiras, em Portugal, com exibições paralelas em mostras e festivais de cinema e vídeo em Lisboa, Porto, Barcelona, San Sebastian, Strumica, Tirana, e Açores - Festival Festa Redonda), Selvagens, A Última Fronteira (Portugal, 2006 - Selecção Oficial do Documenta Madrid ’07, Oxdox - Oxford International Documentary Film Festival, único filme português em competição na 23ª edição do Festroia, com estreia nacional na SIC Notícias, integrado na selecção do Festival Festa Redonda) e Hay Rap En El Barrio (Espanha, Portugal, 2007).
No final de 2006, criou a marca Blablabla Media (
www.blablablamedia.com) com o jornalista, escritor e argumentista João Lopes Marques. É através desta chancela independente que produz os seus documentários e conteúdos multimédia.
João Lopes Marques é jornalista há 12 anos, vive actualmente entre Lisboa e Tallinn, capital da Estónia. Colabora com várias publicações, entre as quais a revista de viagens Volta ao Mundo, e é o guionista do programa televisivo "Cuidado com a língua".
Assume-se sobretudo como repórter de viagens. Em 2007, publicou o seu primeiro romance, “O Homem que Queria Ser Lindbergh” (Oficina do Livro).
#