quarta-feira, 19 de março de 2008

Dash-8 Q200 e Q400 foram os escolhidos.




O presidente do Governo dos Açores anunciou na passada Segunda-Feira que a nova frota de aviões da SATA Air-Açores será constituída por aparelhos DASH, da fábrica Bombardier. A nova frota será constituída por duas unidades do modelo DASH Q200, de 37 lugares, e quatro unidades do modelo DASH Q400, de 80 lugares, num investimento global de 111,6 milhões de dólares norte-americanos, cerca de 72 milhões de euros.
Segundo adiantou ainda Carlos César, estes aviões constituem a opção mais vantajosa para a Região, na medida em que oferecem soluções tecnológicas mais avançadas, têm mais potência, mais velocidade de ponta e maior capacidade de passageiros e de carga, face às outras alternativas existentes no mercado.
Das razões que fundamentaram a escolha, destacou as seguintes vantagens dos aviões DASH:
- O modelo Q200 apresenta inegáveis vantagens para a operação no Corvo, Flores, Graciosa, e S. Jorge, permitindo à SATA melhorar substancialmente o serviço aos passageiros nas rotas que servem estas ilhas, introduzindo níveis de qualidade, rapidez e segurança muito superiores aos actuais, o que possibilitará, inclusive, adicionar maior número de frequências.
Acresce que este avião apresenta uma capacidade de funcionar em configuração “combi”, ajustando a capacidade de carga e de passageiros e permitindo escoar carga a partir de todas as Ilhas em condições económicas vantajosas e de grande flexibilidade em termos operacionais.
- Quanto ao modelo Q400, é, entre todos os turbo-hélices, o mais avançado tecnologicamente, com maior potência, maior velocidade e mais capacidade de passageiros e de carga, na sua classe.
É um aparelho que possibilita voos de melhor qualidade, em termos de tempo, de insonorização, de redução de vibrações, e em termos de qualidade de serviço e de rapidez no embarque e de desembarque de passageiros.
A renovação da frota far-se-á em 2009 e em 2010, prevendo-se, em primeiro lugar, a entrega dos Q200, enquanto os novos modelos DASH-8 Q400 só sairão da fábrica em 2010. Fonte: Lusa
#
O que o chefe do executivo Açoriano não disse, por falta de informação ou conveniência (é que as eleições estão à porta), é se com estes aviões - mais rápidos e económicos - os preços dos bilhetes vão ou não sofrer alterações. Fotos: Bombardier